Livros
Fada Helena Boazinha
A história parece um conto de fadas, mas na verdade ela retrata sobre uma habilidade que muitos de nós, em maior ou menor grau, sofremos: a falta de assertividade. Se esta palavra é nova para você, saiba que para psicólogos e psiquiatras é uma velha conhecida, principalmente porque ela pode contribuir para o desenvolvimento de diversos tipos de transtornos psicológicos, como a timidez, o isolamento social e a Depressão.
Fada Helena Boazinha, elaborada pela psicóloga Karen Vogel, apresenta as conseqüências da não assertividade da personagem Helena, uma fada doce e sensível. Cansada de viver situações onde é explorada, a fada resolve vestir-se de bruxa, arriscando pequenos comportamentos assertivos que trazem uma melhoria significativa para a sua vida. O texto apresenta metáforas que auxiliam na identificação dos comportamentos não assertivos e alerta sobre as principais consequências para a saúde emocional do leitor.


Helena, The Good Fairy
(Versão em inglês de "Fada Helena Boazinha")
To help people with assertiveness difficulties, “Fada Helena Boazinha,” written by psychologist Karen Vogel, presents the consequences of the character Helena’s inassertiveness, a sweet and sensitive fairy. Tired of living in situations where she is abused, the fairy decides to dress up as a witch, risking small assertive behaviors that bring significant improvements to her life. The text presents metaphors that help identify inassertive behaviors and warns about the main consequences for the reader’s emotional health.


Trabalhando valores: por uma vida de significado e propósito
O livro + baralho Trabalhando Valores foi desenvolvido para auxiliar na compreensão de quais são os princípios norteadores de uma vida com significado e propósito. Ele apresenta o conceito de valores segundo o modelo americano Terapia de Aceitação e Compromisso e descreve cada um dos 53 valores para nortearem ações futuras.


Vigiando Pensamentos
“Vigiando pensamentos” é um livro que aborda o impacto dos nossos pensamentos, cognições, crenças e autoconceitos limitantes, principalmente aqueles que trazem adversidades para a nossa vida. Ela aborda, de forma simples e lúdica, a importância de cuidarmos dos pensamentos evitando assim, a manutenção do sofrimento humano. O livro é baseado nos conhecimentos sobre Mindfulness (Kabat-Zinn, 2005) e também nos modelos teóricos comportamentais contextuais: a Terapia de Aceitação e Compromisso (Hayes, Wilson e Strosahl, 2012), a ciência da compaixão (Neff, 2011; Gilbert, 2014) e dos ensinamentos da professora Heidi Blanche.


Quando aprendi a me amar
O livro Quando aprendi a me amar é dedicado para aquelas pessoas que buscam desenvolver o amor por si mesmas. Via autocompaixão, procuramos nos tratar de forma mais gentil e com menos autocrítica. Ele aborda, de forma prática, como podemos desenvolver o autocuidado, a gentileza, a aceitação e a atenção ao momento presente, que são alguns dos componentes centrais da autocompaixão.
O livro é baseado em modelos teóricos com comprovada evidência científica: a ciência da compaixão (Neff, 2011 e Gilbert, 2014), Mindfulness (Kabat-Zinn, 2005) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (Hayes, Wilson e Strosahl, 1999).


Terapias Comportamentais de Terceira Geração
Karen Vogel e Lina Sue - Capítulo 13: O que é Terapia Focada na Compaixão?
Na última década, o campo da psicoterapia baseada em evidências vem passando por uma ampla reorganização em nível mundial. A Terceira Geração de intervenções comportamentais e cognitivas está realmente exercendo um grande impacto no Brasil e na comunidade de língua portuguesa em geral.
Gradualmente, a Terceira Geração de intervenções cognitivas e comportamentais foi emergindo dentro do escopo comportamental e cognitivo, encontrando uma maneira de abordar essas áreas problemáticas. Todas essas abordagens fazem parte deste livro. Elas incluem algumas inovações terapêuticas, como: Terapia Comportamental Dialética; Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness; Psicoterapia Analítico-funcional; Terapia Comportamental Integrativa de Casais; Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Focada na Compaixão, dentre outras.


Médicos na cozinha
Karen Vogel - Capítulo 7: Meditação. Quando, como e por quê?
Médicos na Cozinha é o primeiro livro brasileiro sobra Medicina do Estilo de Vida, ciência que busca orientar, por meio de evidências científicas, sobre as mudanças de hábito afim de prevenir doenças. A mudança no estilo de vida é a melhor forma de prevenção de doenças, e o objetivo desta obra é levar informação aos profissionais da saúde em diferentes áreas, abordando a importância da qualidade do sono, exercícios físicos, meditação, até desmistificação mitos e verdades envolvidas neste processo. A publicação conta com 21 capítulos ricamente ilustrados com fotos, gráficos e imagens, receitas e depoimentos dos autores e idealizadores sobre a importância do tema.


A clínica dos transtornos ansiosos
Karen Vogel - Capítulo 30.2 Fobia de espaços fechados
Uma visão atualizada e crítica dos conhecimentos sobre variados tipos de transtornos de ansiedade e transtornos a ela relacionados. Uma das características desta obra é a sua abrangência e complementariedade o que a torna útil, tanto para a formação e educação continuada dos profissionais quanto para o esclarecimento dos demais interessados nestes temas.


KAREN VOGEL
(11) 91234-5678 | karenvogel@gmail.com
© 2025. All rights reserved.